sábado, 1 de dezembro de 2012

ESSÊNCIA DE DEZEMBRO


 

Orquídea Magenta

 

 


Dezembro: Natal e Ano Novo. Mês de festas e também de alegria, felicidade, satisfação, tranquilidade, fraternidade e amor. Será?!
 
Tenho observado que a cada “novo dezembro”, a insatisfação, a agitação, a irritação e a intolerância aumentam com a correria do “eu tenho” que comprar presentes, que arrumar e enfeitar a casa, incluindo o jardim, que reunir a família, etc,  etc, etc.
 
Penso que realizar tudo isto não é ruim. Mas acredito que o “eu tenho” deve ser substituído por “eu quero”. Não adianta dar um presente sem um abraço fraterno, um beijo carinhoso ou um olhar amoroso. Não adianta decorar a casa para ser a mais bonita do bairro e nem reunir a família por tradição.
 
Muitas vezes, as pessoas entram no processo “compra-compra”, estabelecido pela mídia (atualmente, até as liquidações acontecem no mês que antecede o Natal), e não conseguem parar e pensar como, realmente, desejam desfrutar as festas de Natal e Ano Novo.
 
Felizmente, nós dispomos de meios que nos auxiliam na conexão com o nosso verdadeiro eu. Um deles é a meditação e outro é a terapia floral.
 
Existem várias essências florais que nos auxiliarem neste processo, mas eu destaco a essência floral Orquídea Magenta.
 
A essência floral Orquídea Magenta é indicada para ser usada antes da prática da meditação e pelas pessoas que não se sentem “em casa” em nenhum lugar, que parecem estar deslocadas no tempo e espaço, que necessitam de apoio e aconchego ou de ajuda para trazer as qualidades femininas de beleza, suavidade e compaixão para a vida.
 
Esta essência oportuniza a pessoa criar seu próprio canal de inter-relação entre a Estrela da Alma, a Estrela da Encarnação e a Estrela da Terra, tornando-se um canal luminoso de celebração da vida e desta encarnação. Favorece a vivência profunda do casamento entre o Céu e a Terra, entre o Espírito e a Matéria, entre o Deus e a Deusa, despertando uma maior compreensão do amor e trazendo liberdade e interdependência para os relacionamentos.
 
A essência floral ORQUÍDEA MAGENTA pode ser utilizada em forma de spray em sua sala de trabalho e, principalmente, em sua casa, criando um ambiente propício para se desfrutar de um verdadeiro Natal e Ano Novo, com paz, amor, compreensão e também alegria e satisfação.
 
 

                                                                                            Rejane Ruduit Dias


domingo, 18 de novembro de 2012

Visita ao Uruguai


Palmar de Castillos

 

            No Uruguai existe uma grande área de butiazais, que eles chamam de Palmar de butia, são da mesma espécie (Butia odorata) dos existende na região de Tapes – RS, estão localizados na região de Rocha. Tivemos a grande alegria de visitar uma pequena parte destes 70 000 ha. Provavelmente a maior concentração de butiás do mundo.

            A visita foi emocionante, um singelo aperitivo de um grande banquete que espero poder saborear em breve, com mais tempo. Nosso anfitrião nesta visita foi o generoso Carlos Pereira, natural de Castillos, professor de Física e Astronomia e um apreciador apaixonado do Palmar.
 
 
             Nesta área temos arrozais e criação de gado, eram comum os currais feitos de pés de butiás para conter o gado.

 
            No passado também existiram pequenas fábricas de alpargatas, hoje abandonadas, que utilizavam a palha retirada das folhas de butiá para a confecção do solado das alpargatas.
      
 
            O solo na região é mais argiloso do que o encontrado nos butiazais de Tapes, provavelmente sua fertilidade é maior do que a que temos por aqui, mas a presença do mar pode ser igualmente sentida. A vegetação é diferente, temos lá menos cactos e plantas com espinhos e parece haver mais pastagem do que aqui.

                                                                              casa do caranguejo de terra
            Os butiás são imponentes, muito altos e apesar de sua idade, são muito viçosos. Devido ao intenso uso do solo (o gado come os brotos de butiá e ao revolver a terra para preparar a lavoura os brotos são igualmente destruídos) encontramos butiás jovens somente na beira das estradas.
      

            O sentimento que experimentamos (Marinice Pinto da Costa e eu) diante da grandiosidade do lugar foi de “realeza da sabedoria”, parecia um grande conselho de sábios reunidos, velando pelo bem estar da Terra – os guardiões de Gaia.    

                                             

                                                                       Carmen Heller Barros
                                                                        Pesquisadora das Essências do Butiazal


 

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

ESSÊNCIA DE NOVEMBRO


ORQUÍDEA VIOLETA

 

 
 

Quando falamos em novembro, logo pensamos no feriado do dia dois. Principalmente neste ano que este feriado será em uma sexta-feira, propiciando um feriadão.

Por que o dia dois de novembro é feriado? Sei que muitas pessoas, principalmente os jovens, talvez não saibam responder esta pergunta. Mas, os mais velhos dirão que é o “dia de chorar os mortos”.

Francamente, não sei a origem desta data, mas lembro que, antigamente, toda a família ia ao cemitério neste dia reverenciar seus antepassados. A morte era amedrontadora, pois era um momento de muito sofrimento para quem perdia uma pessoa querida.
 
         O tempo passou, os costumes mudaram, os antepassados já não são reverenciados e a morte já não é motivo de tanto sofrimento.  Mas, para algumas pessoas, a doença e a morte são vistas como uma punição, um castigo.

        
Também existem aquelas pessoas que parecem ter desenvolvido a crença de que a vida é sofrimento. Estão sempre voltadas para a perda, para a tristeza e para o sofrimento. Por melhor que esteja a situação, sempre estão prevendo algo ruim ou estão insatisfeitas. Se tiver sol, reclamam do calor. Se chover, reclamam da umidade. Para elas parece que o sofrimento é mais fácil se ser encontrado.
 
A essência floral Orquídea Violeta pode ajudar as pessoas a verem a morte como um momento de transmutação, que faz parte do ciclo da encarnação humana, a liberar o apego ao sofrimento e a buscar o lado bom da vida. Também auxilia no restabelecimento da fé, pois quando perdemos a fé, abrimos uma porta para o medo e o desespero, começamos a duvidar de nosso poder pessoal e, consequentemente, perdemos nossa força.
A perda e o sofrimento fazem parte da vida. Podemos utilizá-los como uma “ferramenta” para o nosso crescimento ou ficarmos apegados a eles, criando bloqueios ao fluir da vida.  
  
 
                             Rejane Ruduit Dias

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

ESSÊNCIA DE OUTUBRO


CHRYSANTEMUM STONE



Outubro é o mês em que fazermos escolhas e tomamos decisões em relação ao futuro político de nossa cidade e, como conseqüência, em relação ao nosso próprio futuro como cidadão.

Tomar decisões na nossa vida diária, como votar, parece algo tão simples. Mas na verdade não é. Tomar decisões requer um grande conhecimento de nós mesmos, do que gostamos ou não e, principalmente, daquilo que realmente queremos.

Fazemos muitas escolhas em relação ao exterior, porque alguém disse que era o melhor. Não paramos para pensar e nos perguntar: “Isto é o que eu quero? Isto é o melhor para mim e para os outros?”

Também podemos fazer escolhas inadequadas por falta ou excesso de opções. Por exemplo, são tantos os candidatos para vereador que fico em dúvida em quem votar. Ou, nenhum dos candidatos a prefeito preenche os meus requisitos. Isto também ocorre em outras situações de nossa vida e, muitas vezes, ficamos paralisados sem saber qual decisão tomar.

Em qualquer situação, não devemos abandonar os nossos projetos ou os nossos objetivos, mas tendo em mente os aspectos práticos, sem os quais nada é possível.

A essência mineral Chrysanthemum Stone nos auxilia a nos voltarmos para dentro de nós mesmos, buscarmos a proteção da nossa “concha”, a ter paciência, esperar e não fazer nada novo por um tempo até que a calma se faça ao nosso redor, ou dentro de nós, e que as condições práticas mais propícias ocorram.

Chrysanthemum Stone também nos auxilia naqueles momentos em que os nossos anseios, aspirações e desejos se encontram enfraquecidos, ou seja, sei o que quero, conheço minha vontade, mas me falta o ânimo para sair da rotina, para buscar os meios de realizar meu projeto. Quando o meu corpo e meu espírito precisam de um “empurrão” para vencer os meus obstáculos internos, que me afastam do meu querer, e partir para a ação concreta.

Em muitas situações, queremos tanto a mudança que a forçamos, o que nos faz entrar em uma cadeia de eventos que nos joga de sofre no desconhecido. Neste momento podemos nos deparar com a necessidade de parar e quebrar muitas resistências internas e externas. Este padrão “para e arranca” faz com que nossa vida fique como uma gangorra. A essência Chrysanthemum Stone nos ajuda a vivenciar nossa própria passagem pela vida como um fluxo contínuo em vez de várias erupções.  A essência também nos encoraja a entender a conexão entre harmonia e mudanças, a conjugar em um mesmo momento estes dois princípios e desfrutar do momento presente.                                  

                                                         

                            Rejane Ruduit Dias

domingo, 2 de setembro de 2012

ESSÊNCIA DE SETEMBRO



CIANITA

 


No texto anterior, eu escrevi que agosto era um mês com pouco sol, de cor cinza. Porém, neste ano, o mês de agosto foi de dias claros, com muito sol, propiciando uma primavera antecipada. Por todos os lados, vemos flores desabrochando prematuramente.  Um agosto bem diferente de sua característica original na região sul.

 As variações meteriológicas têm grande influência em nossas vidas. Os dias mais frios e nublados são um convite à introspecção, um voltar para dentro de nós mesmos, e a nos conectar com nossas dificuldades, nossas sombras. Os dias ensolarados nos levam para fora, para a exteriorização.  Estes dois movimentos são necessários para o nosso equilíbrio emocional. Assim como as flores, estamos sendo levados a “pular” uma etapa do nosso processo emocional e a “sair” do nosso centro.  Isto é fácil de ser observado na natureza, no nível físico, mas no ser humano, como este movimento acontece no nível emocional, é mais difícil de ser percebido. Porém este fato pode causar muitos desequilíbrios. Por isso, pensei em uma essência que favorecesse o nosso centramento e a escolhida foi a Essência Mineral Cianita, que, por “coincidência”, foi co-criada no mês de setembro.
Cianita é um mineral de cor azul, que se forma em longos cristais laminados e estriados. Na antiguidade, era considerada como a pedra protetora de todos os navegantes, pois trazia os homens para a terra, “aterrava”. Ela tem ação calmante dos nervos e dos pensamentos. Propicia maior clareza de raciocínio, facilita o entendimento e trabalha a segurança interior. Traz a pessoa para a realidade, protegendo-a de maiores divagações e auxiliando-a em uma maior concentração. Assim com a pedra, a Essência Mineral Cianita tem efeito calmante e clarificante. Dispersa a raiva e a frustração, favorecendo o estado de equilíbrio da mente física e conectando-a com a substância espiritual. Facilita a abertura para o divino e um “estado de não mente”, um mergulho no vazio, onde tudo pode brotar, onde toda comunicação é possível e toda cura acontece.
Cianita é uma essência depurativa. Estimula o bom funcionamento dos intestinos e rins, favorecendo a liberação das toxinas danosas ao nosso organismo. Também tem ação benéfica na laringe, na voz, no duto da respiração e nas dores do pescoço. Ajuda nos casos de perturbação do sono e na dificuldade de concentração. Nos momentos de instabilidade, a Essência Mineral Cianita nos propicia um “parar”, uma conexão com os nossos verdadeiros propósitos, para que possamos seguir nosso caminho de vida com equilíbrio e clareza.
                                                                        
                                                                                                    
                                                                        Rejane Ruduit Dias

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

ESSÊNCIA DE AGOSTO

ENSEADA DOS GOLFINHOS


MÊS DE AGOSTO, MÊS DO DESGOSTO! Eu cresci ouvindo esta afirmação, mas nunca entendi seu significado. Também ouvia dizer que não se casava neste mês.
Agosto é o mês que eu menos gosto, porque seus dias são nublados, com pouca luz solar. Se me perguntassem qual é a sua cor, eu diria que é cinza. Mas, será que não gosto porque é cinza ou aprendi a vê-lo cinza e por isso não gosto? 
Fico pensando o quanto os preconceitos, que nos foram passados, determinam nosso modo de ver e sentir as coisas e o quanto isto influencia a nossa vida.
Preconceito, como expressa a palavra, é algo anterior ao conceito, ao conhecimento. Funciona como um conceito inadequado, decorrente de uma educação deturpada, geralmente baseada em algum sofrimento ou no medo do desconhecido.
O medo, o ressentimento e ódio recalcados geram preconceitos, que, mais tarde, são transmitidos às crianças (filhos, alunos, sobrinhos) desde a sua mais tenra idade.
Muitas vezes, o preconceito não é expresso claramente, não é dito em voz alta, mas somente sussurrado ou demonstrado por reações físicas. Por exemplo, se a mãe faz "cara de nojo" diante de algo que não gosta, o filho vai entender a mensagem de que aquilo não é bom e vai passar a não gostar sem ter um maior conhecimento. Isto, muitas vezes, ocorre em relação a outros seres humanos, que apresentam uma "diferença", seja física, étnica, religiosa, etc.
A essência ambiental ENSEADA DOS GOLFINHOS age positivamente no plano físico, no caso de alergias. As alergias respiratórias, como as rinites, e as alergias cutâneas por contato possuem estreita relação com o meio ambiente, principalmente nos quais a vida é orientada por muitos preconceitos.
 No plano emocional e espiritual, a essência ENSEADA DOS GOLFINHOS nos ajuda a nos concentrar no coração, a observar as nossas atitudes, ir além de nossa educação de medo e descobrir de onde vêm nossos preconceitos. Também nos ajuda a compreender que somos diferentes em nossa maneira de ser e gostar, mas que somos humanos, originários da mesma essência divina, que podemos conviver em harmonia e construir um mundo centrado na paz.

Rejane Ruduit Dias

quinta-feira, 5 de julho de 2012

ESSÊNCIA DE JULHO


BROMÉLIA ROSA




Julho chegou, estávamos no dia 2, e eu não havia escolhido a essência do mês.
À noite, quando li os e-mails recebidos, havia um da Carmen, no qual ela dizia que a essência do mês vicia e que já estava sentindo falta da de julho.
Neste momento, decidi que escreveria sobre uma essência que teria sido criada neste mês.
Verifiquei que a essência floral Bromélia Rosa era a única criada em julho e ainda não tinha sido escolhida.
Antes de escrever, leio as informações sobre a essência para entrar em conexão e definir os aspectos a serem abordados. Apesar de redigir no computador, prefiro ler em material impresso, pois o papel favorece a minha conexão com a essência.
 Abri a apostila do Butiazal por "acaso" na página 11, justamente na que descrevia a Bromélia Rosa. Aí estava a confirmação. Era sobre esta essência que deveria escrever.
Neste momento, ouvi um barulho de água que escorria.
Pela terceira vez, em noites consecutivas, por motivos diferentes, aconteceram problemas de água escorrendo por minha casa.
A água está relacionada às emoções, aos sentimentos e a sua limpeza e aprimoramento. E é isso que a Bromélia Rosa nos oferece.
Esta essência floral funciona como um filtro que detecta e purifica a poluição que nos cerca e também a que vive dentro de nós, tanto a nível físico quanto emocional, mental e espiritual.
Nos auxilia, através da sublimação, a passar do estado sólido para o líquido (a água que escorre) e chegar ao gasoso, ou seja, a níveis superiores de consciência. Só assim conseguimos ir além de nossas necessidades básicas de sobrevivência e alcançar o aprimoramento e a elevação.
A Bromélia Rosa funciona como um cálice onde o amor passional sofre uma profunda alquimia, transformando-se em amor incondicional.
Ela nos desperta para a criatividade, permitindo que o Criador, o Divino que existe em nós se manifeste e também  para a vivência da sexualidade como prática de entrega profunda, onde a confiança, sustentada pelo amor, nos abre para a experiência  mística de "morrer" em vida e viver no sublime.

                                             Rejane Ruduit Dias  

domingo, 3 de junho de 2012

ESSÊNCIA DE JUNHO


TEIA DE BRUMAS


O mês de junho é marcado pelo Solstício de Inverno, que simboliza uma interiorização, uma volta a nossa "caverna interior", um conectar-se com o que há de mais profundo em nosso ser.
Nesta estação, geralmente, os dias são mais frios e menos ensolarados, com um clima que sugere um maior recolhimento, tanto físico quanto emocinal e espiritual.
 Muitas pessoas possuem dificuldade em defrontar-se com seu interior, a morada de seus medos e sombras. Não conseguem atravessar as suas próprias "brumas" e sentem-se tristes, deprimidos, ficando sujeitos a enfermidades, como gripes, pneumonias,etc.
A essência ambiental Teia de Brumas nos ajuda a construir uma ponte entre o nosso consciente e o nosso inconsciente. Nos auxilia a atravessar as brumas de nosso interior e a nos sentir mais seguros para olhar o lado mais desconhecido e misterioso de nossa personalidade. É uma essência que nos oferece proteção para nos confrontarmos com nossos monstros interiores. Funciona como um novelo de linha (o fio de Ariadne), nos auxiliando a entrar em nossos labirintos internos, sem nos perder.
Teia de Brumas é uma essência ambiental ligada ao sentir, à nutrição emocional. Ela nos ajuda a reconstruir a ligação com a Deusa e a Mãe Terra, a nos conectar com o nosso propósito de vida e a tecer nosso próprio destino. 
                           
                                   Rejane Ruduit Dias
                  

terça-feira, 1 de maio de 2012

ESSÊNCIA DE MAIO


 Madeira Petrificada


Passei minha infância e mocidade ouvindo que o mês de maio era mês das mãe, o mês das noivas e o mês de Maria.
Sabia que o Dia das Mães era comemorado em maio e que era tradição as noivas casarem neste mês. Mas, eu não entendia porque maio era considerado assim.
Sabia que as mães eram relacionadas à Maria por ela ser considerada a Grande Mãe, a Mãe de todos. Mas porque a relação das noivas com as mães e com Maria?
A mulher era criada e preparada para casar, ser uma boa mãe, uma boa esposa e uma boa dona de casa. Uma pessoa pacífica, dócil, humilde e pura como a Virgem Maria.
Deveria viver na dependência do pai e depois do marido, cuidando das  “lides” domésticas.
 Profissionalmente, o máximo que poderia almejar era ser professora, uma segunda mãe e ou uma tia.
No Curso de Magistério, junto às matérias (disciplinas) específicas eram dadas noções de puericultura (como cuidar de bebês) e Economia Doméstica (como cuidar do lar).
Nada melhor do que casar em maio para que estes princípios ficassem bem marcados.
Estes conceitos (ou preconceitos) foram vividos e repassados por muitas gerações de mulheres, deixando marcas muito fortes no inconsciente feminino.
Os tempos passaram, os costumes mudaram, as mulheres conquistaram sua independência, seu espaço no mercado de trabalho, mas estes registros ainda permanecem. As mulheres continuam com a responsabilidade no cuidado dos filhos, do marido e da casa. E quando falham em relação a isto, sentem-se culpadas e muitas abandonam sua carreira profissional.
Madeira Petrificada é uma essência floral que libera padrões ancestrais desnecessários, que ficaram fossilizados, estagnados, inclusive a nível físico e que agora obstaculizam o desenvolvimento da pessoa.
         Muitos destes padrões chegaram até nós através da linhagem feminina da família, um pacote que inclui culpa, chantagem e codependência, como uma estrutura que repetimos de forma atávica, sem pensar, um vício que nos escraviza. Madeira Petrificada serve para administrar a herança feminina em homens e mulheres, “alquimizar a mãe”.
          Estes padrões fossilizados podem nos levar a desenvolver rigidez a nível do pensamento, da espiritualidade e até a nível do corpo físico, gerando inúmeros problemas físicos e de relacionamento. Madeira Petrificada  é indicada para flexibilizar a existência, permitindo que a água (sentimentos) flua através do que está petrificado, estagnado.
                                        Rejane Ruduit Dias
                                                                   

quinta-feira, 5 de abril de 2012

ESSÊNCIA DE ABRIL

TERRA DO NUNCA

Com o mês de abril se aproximando, fiquei pensando sobre qual essência eu escreveria. Mas não tinha nenhuma inspiração.
Procurei ficar aberta para receber algum sinal como aconteceu nos meses anteriores, mas nada.
Decidi escrever sobre uma essência que teria sido criada em abril. Verifiquei meus registros e não havia uma essência criada neste mês.
Então peguei um material explicativo sobre as essências do Butiazal para ler e um nome me chamou a atenção: TERRA DO NUNCA. Neste momento compreendi que era sobre esta essência que eu deveria escrever.
Li as informações, nas quais dizia que era uma essência composta, indicada para crianças em situações de emergência, para doenças, choques, traumas, sustos, dor (física ou não), acidentes, cirurgias, fuga da realidade (viver na fantasia), escapismo, dificuldade em aceitar a sombra.
Mas não era sobre isto que eu queria escrever. Isto já está escrito.
Comecei a ficar angustiada. Sabia que era sobre a essência TERRA DO NUNCA que deveria escrever, mas não sabia o que escrever.
Os dias iam passando e eu cada vez mais angustiada.
Para mim, escrever sempre foi uma coisa fácil, pois os pensamentos fluíam quando definia o assunto que iria abordar. Agora era diferente. Quanto mais pensava, menos sabia o que escrever e mais a angústia crescia.
Resolvi colocar no papel o que estava sentindo. Porém parecia que tinha perdido a capacidade de expressão, como se uma nuvem escura projetasse sua sombra sobre meu pensar.
Ah!! Sombra!! Então compreendi que neste momento estava atravessando um momento de sombra no processo de escrita e o quanto é difícil nos depararmos com os nosso lado ou momentos sombrios.
Quanto mais negamos ou tentamos encobrir a sombra, mais ameaçadora ela parece ser. Mas a sombra não é um aspecto ruim ou doentio. Ela faz parte de nós, assim como a luz. E desaparece, quando aumentamos a luz.
 Para trabalharmos os nossos aspectos sombrios é necessário colocarmos a luz do entendimento, da aceitação e da vontade de transformar. E este processo torna-se mais fácil com a utilização da essência TERRA DO NUNCA.
Agora compreendo que, no momento em que iniciei a escrever, entrei em conexão com a essência TERRA DO NUNCA, meus pensamentos ficaram claros e a sombra encontrou seu espaço, restando somente a aprendizagem oportunizada por esta experiência.
TERRA DO NUNCA auxilia a criança a lidar com a sombra e no adulto auxilia a lidar com a dor residual tóxica não elaborada que impregna a psiquê adulta.
                                                      Rejame Ruduit Dias

domingo, 11 de março de 2012

EVENTOS

Curso vivencial (um dia):
CORNUCÓPIA – fazendo as pazes com a ABUNDÂNCIA
com: Carmen Heller Barros, pesquisadora das Essências do BUTIAZAL®
Programa:
1 - O que é abundância (fartura)? É ter o suficiente?
2 - Qual o seu significado? É algo que acontece ou é sorte? São recursos físicos e
riquezas pessoais?
3 – Identificar os mitos, padrões e crenças herdados e que nos impedem viver de
forma abundante.
4 – Como fazer a mudança de padrões.
5 – Limpeza e liberação de bagagens, apegos, ressentimentos, etc.
6 – O papel da gratidão e da generosidade.
7 – A construção da Mandala da Abundância (valores e necessidades).
9 – Como energizar a sua Mandala. O uso da essência Cornucópia e do spray
Cornucópia Ambiental
Data:
•01 de Abril de 2012
Informações e inscrições com Míriam Oliveira
F: (51) 3325-1893 (A Porthais) , 93222625 ou 33612211
e-mail: miriambutiazal@gmail.com
Investimento R$ 100,00 (ou 2 X R$ 50,00)
Material: Cartolina, Tesoura, Cola e Revistas

quinta-feira, 1 de março de 2012

ESSÊNCIA DE MARÇO

AHINAHINA
Inicio de ano, novos/velhos propósitos traçados. Digo novos/velhos propósitos porque a maioria são os mesmos dos anos anteriores.
O que acontece que nos impede de realizarmos os nossos propósitos, os nossos desejos serem atingidos durante o ano?
Para escrever uma lista é preciso saber o que realmente desejamos, se as metas são atingíveis e se estão de acordo com nosso propósito de vida. Também temos que nos sentir merecedores da abundância e vencer a procrastinação.
     Geralmente queremos fazer muitas coisas, mas vamos deixando para depois, postergando a tomada de decisões. Sempre precisando de mais um tempo e nunca tendo a certeza de quando e como agir. Afirmamos que faremos na próxima semana, mas a semana passa, passam os meses e o ano termina sem que tenhamos realizado aquilo que havíamos proposto.
Também pode acontecer o oposto: fazemos as coisas com rapidez, estamos constantemente em atividade, mas sem considerar nosso verdadeiro propósito de vida. Agimos por agir, não tomando as decisões adequadas.
 Após o período de férias e carnaval, março é o momento de voltarmos a nossa rotina de vida. Também é um momento propício para reavaliarmos nossos propósitos para o ano e começarmos a agir.
A essência Āhinahina nos auxilia a entrarmos em sintonia com o nosso propósito de vida (foco) e a agir em direção ao nosso destino, à nossa verdadeira natureza. Também nos ensina a lidarmos com os limites relacionados ao tempo externo e ao nosso tempo interno. Por isso ela é uma grande aliada para este momento tão importante em nossa vida.