terça-feira, 1 de maio de 2012

ESSÊNCIA DE MAIO


 Madeira Petrificada


Passei minha infância e mocidade ouvindo que o mês de maio era mês das mãe, o mês das noivas e o mês de Maria.
Sabia que o Dia das Mães era comemorado em maio e que era tradição as noivas casarem neste mês. Mas, eu não entendia porque maio era considerado assim.
Sabia que as mães eram relacionadas à Maria por ela ser considerada a Grande Mãe, a Mãe de todos. Mas porque a relação das noivas com as mães e com Maria?
A mulher era criada e preparada para casar, ser uma boa mãe, uma boa esposa e uma boa dona de casa. Uma pessoa pacífica, dócil, humilde e pura como a Virgem Maria.
Deveria viver na dependência do pai e depois do marido, cuidando das  “lides” domésticas.
 Profissionalmente, o máximo que poderia almejar era ser professora, uma segunda mãe e ou uma tia.
No Curso de Magistério, junto às matérias (disciplinas) específicas eram dadas noções de puericultura (como cuidar de bebês) e Economia Doméstica (como cuidar do lar).
Nada melhor do que casar em maio para que estes princípios ficassem bem marcados.
Estes conceitos (ou preconceitos) foram vividos e repassados por muitas gerações de mulheres, deixando marcas muito fortes no inconsciente feminino.
Os tempos passaram, os costumes mudaram, as mulheres conquistaram sua independência, seu espaço no mercado de trabalho, mas estes registros ainda permanecem. As mulheres continuam com a responsabilidade no cuidado dos filhos, do marido e da casa. E quando falham em relação a isto, sentem-se culpadas e muitas abandonam sua carreira profissional.
Madeira Petrificada é uma essência floral que libera padrões ancestrais desnecessários, que ficaram fossilizados, estagnados, inclusive a nível físico e que agora obstaculizam o desenvolvimento da pessoa.
         Muitos destes padrões chegaram até nós através da linhagem feminina da família, um pacote que inclui culpa, chantagem e codependência, como uma estrutura que repetimos de forma atávica, sem pensar, um vício que nos escraviza. Madeira Petrificada serve para administrar a herança feminina em homens e mulheres, “alquimizar a mãe”.
          Estes padrões fossilizados podem nos levar a desenvolver rigidez a nível do pensamento, da espiritualidade e até a nível do corpo físico, gerando inúmeros problemas físicos e de relacionamento. Madeira Petrificada  é indicada para flexibilizar a existência, permitindo que a água (sentimentos) flua através do que está petrificado, estagnado.
                                        Rejane Ruduit Dias